domingo, 26 de julho de 2015

Livro-jogo de Tormenta em breve

Na última quarta-feira a Jambô Editora anunciou o lançamento do livro-jogo Ataque a Khalifor ambientado em Arton, mundo fictício de Tormenta, o cenário brasileiro de RPG mais famoso de todos os tempos.

Mas o que é um livro-jogo?

Nada mais é que um livro onde o leitor pode decidir o rumo que a história toma.
O livro é dividido em várias partes numeradas, que se lidas em ordem não fazem o menor sentido. Inicia-se lendo a parte 1, então ao final dessa o leitor é perguntado qual caminho quer seguir na leitura, sendo que cada escolha mostra o número da parte que ele deve ler. Essa nova estrofe na história leva à outra, que leva à outra até se chegar ao final - ou perder antes, afinal é um jogo! - da história.
Esses livros fizeram muito sucesso nos anos 80 com títulos que iam de simples histórias casuais até a ficção científica.
A série Aventuras Fantasticas¹ escrita por Steve Jackson (o todo-poderoso criador do GURPS) e Ian Livingstone fez muita grana e até hoje são considerados clássicos do gênero.



E Tormenta, o que é isso?

Tormernta é o nome do cenário de RPG criado por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J. M. Trevisan lançado na extinta revista Dragão Brasil.
Depois de várias atualizações e mudanças de sistemas, hoje o jogo é distribuído pela Jambô Editora e usa a maravilhosa licença aberta da Wizards of the Coast para o sistema do D&D.
Em resumo, Tormenta é o nome dado a uma tempestade mágica rubra de origem quase desconhecida que assola o mundo mágico de Arton. Um mundo de heróis, vilões, magia e raças fantásticas no melhor estilo capa-e-espada. Altamente recomendado!

Ataque a Khalifor

Escrito por Guilherme Dei Svaldi com ilustrações de Estevan Silveira com projeto gráfico e diagramação de Daielyn Cris, capa de Caio Monteiro e edição de Leonel Caldela, o livro pretende levar o leitor até a cidade de Khalifor (ou Ragnarkhorrangor² para os mais antenados no cenário) no reino de Tyrondir, recém invadida pela Aliança Negra, o maior exercito goblinóide jamais visto em Arton, para tentar, justamente, parar esse exercito chegando ao seu ponto mais forte: seu líder e general Thwor Ironfist! É muito épico isso cara!
Assim como a aclamada série Aventuras Fantásticas, o livro terá um mini-sistema para que o leitor-jogador possa simular os combates que aparecem dentro da história. Segundo a Jambô, o sistema será uma mistura de 3D&T e Tormenta RPG, com sete raças e quatro classes pra escolher.
A parte gráfica lembra bastante as publicações já lançadas de Tormenta RPG, com traços predominantemente mangá em preto-e-branco. Pela página liberada no preview, dá pra se ter uma ideia da diagramação do livro, que nesse primeiro momento, parece não ser cansativo.
Agora a grande sacada é a possibilidade de transformar a história do livro em uma aventura de RPG para ser usada na mesa de jogo, um livro dois em um!
O livro poderá ser adquirido na Loja Jambô e tem previsão de lançamento para 5 de agosto. Leia a nota oficial desse lançamento no site da Jambô clicando aqui.


Notas

¹ Eu tenho três edições dessa série da primeira tradução brasileira, de mil novicentos e bolinha! Está com as páginas amareladas e cheias de anotações à lapis, mas mesmo assim são relíquias!
² Nome dado pela Aliança Negra a cidade de Khalifor quando essa foi dominada por eles

Do blogueiro que vai comprar saporra na pré-venda

Rodolfo Willian


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já dei minha opinião. Sua vez!

//começa aqui o desabilitar