Ok, RPG não é pra ser levado ao pé-da-letra, não precisa criar uma cadeia alimentar completa ou mesmo uma fauna complexa cheia de firúlas só pra ter justificativa pra entulhar a masmorra de monstrengo, existem saídas mais fáceis.
Uma delas é a clássica "casa mal-assombrada", quando seu Personagem entra em uma casa dessas, já sabe, mais ou menos, o que esperar: fantasmas, zumbis, espectros, demônios,
Uma Dungeon seguindo essa ideia poderia ser habitada por goblinóides refugiados que encontraram a salvação se ajudando mutuamente. Eles tretam muito entre eles, mas conseguem se organizar um pouco, o suficiente para povoar uma masmorra.
Imagine uma caverna que serve de cidade subterrânea para elfos negros, a masmorra inteira só teria elfos negros e suas aranhas de estimação.
Mas existe ainda a possibilidade de uma masmorra com um monstro apenas. Ela poderia ter sido criada por alguém extremamente poderoso ou inteligente, ela possuiria dezenas de armadilhas engenhosas (buraco no chão coberto com um tapete escrito bem-vindo? Ah tá!) que por si só já servem como desafio para os Personagens e quando eles passarem por todos os desafios e testes, chegariam á última câmara onde o antagonista os aguarda ansioso.
Essas idéias dão uma mudada no conceito "padrão" de masmorras, mas se mesmo assim os Jogadores quiserem a boa e velha masmorra fodona cheia de monstro de todo tipo, doidos para serem massacrados sem dó, vá em frente, o importante é a
Do blogueiro que sorteia armadilhas aleatoriamente usado cartas de Magic (ainda posto isso!)
Rodolfo Willian
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