segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Universo Marvel: Guerra Civil - Parte 04

Eu de novo com outra parte do nosso resumo da Guerra Civil, estou um pouco mais avançado na leitura do que estou postando e posso adiantar que muita coisa legal vai acontecer nas próximas edições, então não perca nenhuma!

Criei um post que irá reunir todos os posts de resumo da Guerra Civil nesse link aqui. Ele será atualizado à medida que novas partes forem postadas, então fique de olho.

Chega de blá-blá-blá e vamos pra o que realmente interessa!

O que aconteceu até agora

Em Washington, Tony Stark e Peter Parker são atacados pelo Homem de Titânio ao saírem de uma reunião no senado sobre o Ato de Registro Super-Humano. Reed Richards assiste Tony na TV antes de voar com o Quarteto Fantástico para Oklahoma afim de deter os Latverianos que desejam tomar o Martelo de Thor que caiu dos céus seis meses antes, até que o próprio Doutor Destino aparece para pegar o Martelo.




Os Novos Vingadores: Illuminati #1

A nova revista dos Vingadores (depois da saga Vingadores: A Queda¹) apresenta Charles Xavier, Raio Negro, Homem de Ferro, Namor, Doutor Estranho e Doutor Fantástico na capa!

Essa história se passa antes dos acontecimentos mostrados na parte 02 do nosso resumo. Se você acompanhou tudo direitinho até aqui saberá que a reunião mostrada nessa edição é super importante para o desenvolvimento da história.

Essa edição, publicada originalmente em maio de 2006 nos Estados Unidos, tem roteiro de Brian Michael Bendis (Demolidor, Homem-Araha), arte de Alex Maleev (Hellboy, Demolidro, Vingadores) e cores de Dave Stewart (Quarteto Fantástico).

<SPOILERS>

Há muitos anos atrás, no palacio do Pantera Negra em Wakanda², Homem de Ferro reuniu Charles Xavier, Raio Negro, Namor, Doutor Estranho e Doutor Fantástico para discutir sobre a guerra entre as raças Kree e Skrull que havia ocorrido há algumas semanas na Terra³ e propor que os heróis se unissem em um grande grupo afim de realizarem ações mais coordenadas.

Namor é o primeiro a se manifestar com um sonoro "não" dito pouco antes de Tony Stark terminar, em seguida Reed Richards, Doutor Estranho e Professor Xavier expõem seu ponto de vista, também não concordando com a unificação dos heróis. Pantera Negra cita então que alguns heróis como o Homem-Aranha e o Demolidor, são heróis rebeldes e dificilmente aceitariam essa união.

Namor então ataca os heróis acusando Homem de Ferro e Professor Xavier de aceitarem ex-criminosos em seus grupos e esse fato colocaria por terra a ideia de heroísmo proposto. A conversa se segue falando sobre confiança mutua até que Homem de Ferro sugere que Professor Xavier leia a mente dos presentes para assegurar que ninguém trairia o grupo divulgando informações. Xavier concorda em fazer desde que todos estejam de acordo. Todos levantam a mão em aprovação, menos o Pantera Negra.

Ele alega que não envolver amigos e entes queridos nas decisões tomadas ali e que refletiriam em toda Terra era a forma errada de agir. Ele deixa a reunião e pede que todos saiam. Antes de deixarem Wakanda, os heróis decidem que a próxima reunião deles ficará sobre sigilo.

Há um mês atrás, Hulk luta contra Coisa em Las Vegas enquanto no aeroporta aviões da S.H.I.E.L.D. a Comandante Hill levanta a questão da culpa que os heróis teriam por não matarem os vilões com o Homem de Ferro, citando o ultimo ataque homicida do Duende Verde e de como o Homem Aranha se porta ao captura-lo e envia-lo para a cadeia ao invés de acabar com ele de uma vez.

Outra reunião secreta ocorre, dessa vez na Hidro-Base dos Vingadores para discutir o que fazer com o Hulk e a onda de destruição que o acompanha. Homem de Ferro sugere exilarem Hulk para fora da Terra4. Namor então questiona outros heróis com problemas como o alcoolismo de Tony Stark e o extermínio causado pela Feiticeira Escarlate se eles também não mereciam ser exilados. Homem de Ferro propõe uma votação e Namor é o único contra o exílio. Ele troca palavras ásperas com Homem de Ferro antes de acerta-lo com um soco fazendo Tony ser arremessado para fora da hidro-base.

A luta então continua do lado de fora entre Namor e Homem de Ferro. Eles lutam no ar até que Namor leva o combate para debaixo d´agua onde leva vantagem. Namor arranca o capacete da armadura de Tony pouco antes de Doutor Estranho traze-los para a superfície com seus poderes. Namor diz que Hulk voltará de onde quer que ele seja mandado e matará todos eles. Tony pede para que Doutor Estranho libere Namor que mergulha e desaparece sob as águas.

Tony então explica que usou um modelo vivo de Nick Fury5 para convencer Bruce Banner a embarcar numa sonda espacial afim de realizar um reparo no espaço que só poderia ser feito pelo Hulk. Do monitor na nave, Hulk vê Reed Richards se despedindo antes de enviar a nave em direção do infinito exilando Hulk da Terra.

Dias atuais. Tony Stark espera os heróis na Funtime Inc. - subsidiária das Industrias Stark - para uma nova reunião secreta. Comparecem a reunião Raio Negro, Doutor Estranho, Doutor Fantástico e...Namor! Antes de começarem, eles divagam sobre Charles Xavier que continua desaparecido6, até que o Homem de Ferro apresenta um rascunho do Ato de Registro Super-Humano e sugere aos heróis que aderissem ao Registro antes mesmo da lei ser votada. Namor então acusa Homem de Ferro de usar o Registro para ter controle sobre os heróis.

Homem de Ferro explica que a onda de medo já começou e que um dia, algum herói cometerá uma falha e será martirizado pela mídia por isso e quando isso acontecer os heróis se dividirão e começará uma guerra. Portanto ele insiste que os heróis ali presentes, representem a maioria e aceitem o Registro de bom grado.

Namor se retira dizendo que esse é um problema da superfície. Doutor Estranho discorda dizendo que muitos heróis resistiram a isso e lutarão por seus ideais até a morte, então Reed Richards diz concordar com Tony Stark fazendo Doutor Estranho deixar a reunião incrédulo pelo apoio de Richards e pedindo para que nunca mais fosse chamado. Raio Negro gesticula reprendendo o Homem de Ferro antes de deixar Tony Stark sozinho com seus pensamentos.

Opinião AREA:NERD!

Quanta politicagem numa edição só! Nela podemos ver que não é de hoje que essa questão do Registro anda rolando. O que achei legal é que essa edição foi um compilado de todas as reuniões secretas dos Illuminatis (não tinha um nome melhor pra esse grupo!) afim de decidir o que fazer com a questão da responsabilidade heróica. Coisa muito discutida por fãs de super-heróis.

O traço dessa edição, além de muito bem feito e acabado, retratou de forma criativa a primeira reunião que aconteceu em Wakanda. Para tornar mais realístico o fato da reunião ter ocorrido há muito tempo, as roupas e o traço imitavam os quadrinhos da Era de Ouro, com cores vibrantes e desenho mais limpo. Detalhe para a armadura antigaça do Homem de Ferro.

Outro ponto legal da história é a inclusão de Namor ao grupo. Em suma, ele ainda é um vilão e inimigo de Reed Richards e do Quarteto Fantástico, mas foi chamado por Tony pois ele acreditou que as decisões tomadas pelo grupo repercutiriam no reino subterrâneo de Atlântida. A figura antagônica de Namor gerou os pontos mais altos da história quando ele discorda do Homem de Ferro chegando até a sair no braço com ele. A adição dele no grupo foi jogada de mestre.

Como vimos no final da história, apenas Reed Richards fica do lado de Tony Stark, mostrando que as mentes brilhantes pensam parecido, enquanto do outro lado, Doutor Estranho e Namor mostram que o lado oposto age pelo instinto e, principalmente, com o coração, mantendo o que acreditam acima de qualquer imposição do governo.

Estou doido pra ver o que acontece quando esse grupo se encontrar novamente no meio da pancadaria da Guerra Civil. Com certeza eles terão muito que acertar.

Notas

¹ Essa saga mostra como os Vingadores acabaram se separando, entre os fatos importantes está o fato da Feiticeira Escarlate ter manipulado a realidade e com isso trouxe enormes consequências para o grupo.

² País africano governado pelo Rei T'challa, o Pantera Negra. O minério Vibranium é encontrado nessa região.

³ Essas duas raças lutam há milhares de anos e utilizaram a Terra como campo de batalha recentemente, fato esse que deu início a saga Vingadores: A Queda.

4 Fato esse que deu origem a fodástica saga Planeta Hulk.

5 Após o desaparecimento de Nick Fury depois da sua Guerra Secreta, a S.H.I.E.L.D. criou essas cópias para manter a credibilidade da organização e ocultar o desaparecimento dele.

6 Xavier e muitos outros mutantes estavam desaparecidos desde a Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate manipulou (de novo) a realidade e ao final acabou banindo vários mutantes da existência (depois que acabar a Guera Civil esse vai ser meu próximo resumo)

Para próxima edição voltaremos com o Homem Aranha e o restante da briga com o Homem de Titânio. Até lá!

Navegue pela Guerra Civil

<< Anterior             Todas as edições              Próxima>>

Do blogueiro que ainda não entendeu o motivo da Marvel fazer um filme do Homem Formiga
Rodolfo Willian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já dei minha opinião. Sua vez!

//começa aqui o desabilitar